O UAORT foi projetado para que os usuários da 4diac IDE desenvolvam projetos com ainda mais inclusão e flexibilidade.
O projeto 4diac da Eclipse Foundation liderou o movimento de software industrial open-source. O novo plug-in da Aimirim, doado à comunidade, permite o uso do 4diac IDE para criar programas IEC 61499 a serem executados no runtime 4diac FORTE e no runtime da Universal Automation.
A Aimirim acredita que a contribuição com o plug-in de código aberto para a comunidade 4diac promove a evolução do Controle Avançado de Processos e Otimização em Tempo Real por meio de Function Blocks (FBs) no padrão IEC 61499, permitindo que qualquer pessoa com o 4diac IDE execute o runtime da UAO e o utilize em qualquer indústria. O 4diac IDE foi desenvolvido com base em uma plataforma open-source destinada a desenvolvedores de software profissionais desde 2007.
O Eclipse 4diac fornece uma infraestrutura de código aberto para sistemas de controle de processos industriais, fundamentado no padrão IEC 61499. O 4diac inclui:
Ao desenvolver aplicações com o Eclipse 4diac, agora é possível fazer o download e executar projetos nos runtimes 4diac FORTE e/ou Universal Automation. O plug-in UAORT funciona como um farol, orientando a configurabilidade no IEC 61499 e permitindo que os usuários do 4diac IDE trabalhem livremente com o runtime UAO (Universal Automation).
A Aimirim desenvolveu o plug-in para facilitar o uso de seus softwares de digitalização e otimização industrial, incluindo:
Permite coletar e armazenar dados ilimitados para uma observabilidade altamente escalável no ambiente industrial.
Transforma dados coletados em informações relevantes utilizando data analytics para gerar insights valiosos que melhoram a tomada de decisão na indústria.
Controle Avançado que utiliza técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial para controlar processos em tempo real se adaptando a diferentes cenários de operação.
Sensores inteligentes que geram informações em tempo real para melhorar o controle do processo e atender aos requisitos de operação.
A Aimirim se destaca como pioneira nas aplicações de controle avançado e otimização em tempo real utilizando function blocks no padrão IEC 61499. O novo plug-in de código aberto permite que qualquer empresa crie aplicações que sejam executadas nos runtimes 4diac FORTE e UAO.
Opções de runtime do IEC 61499
Os usuários agora podem criar aplicações usando o Eclipse 4diac IDE e executá-las em campo, tanto no runtime de código aberto 4diac FORTE quanto no runtime UAO.
Eclipse 4diac
O Eclipse 4diac é um projeto de código aberto que iniciou suas atividades em 2007, com o objetivo de desenvolver o IEC 61499 para sistemas de medição e controle de processos industriais (IPMCS). Ele se tornou uma importante fonte para pesquisa e desenvolvimento baseado no IEC 61499.
4diac IDE: Ferramenta de engenharia de código aberto, baseada no Eclipse, faz parte do projeto Eclipse 4diac.
4diac FORTE: runtime portátil e eficiente
Ambos podem ser baixados e usados gratuitamente no site do Eclipse 4diac.
Runtime da UniversalAutomation.org
A Universal Automation fornece um único runtime IEC 61499, disponível para membros em situação regular. Este é um runtime de código controlado compartilhado, o que significa que a configuração é rigorosamente controlada. Os membros devem concordar com o contrato de licenciamento de código compartilhado do Universal Automation, que, ao contrário do software de código aberto, proíbe alterações independentes. A governança das alterações e adições propostas ao código do runtime IEC 61499 será feita pelos membros votantes da organização. Existem vários níveis de licença do código do runtime IEC 61499, com membros em dia com suas obrigações, tendo o direito de usá-lo em produtos. Informações sobre associação estão disponíveis no site.
Histórico da Eclipse Foundation
A Eclipse Foundation, um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) de código aberto, começou em 2001 com a doação de três milhões de linhas de código pela IBM a um consórcio de fornecedores de software para criar uma versão de código aberto do Eclipse. A licença era livre de royalties, permitindo que as empresas utilizassem o Eclipse em seus produtos comerciais. Em 2004, a Eclipse Foundation foi criada como uma organização sem fins lucrativos para gerenciar a comunidade Eclipse. Os objetivos da fundação incluem orientar, implementar e compartilhar o desenvolvimento de projetos Eclipse em um ambiente neutro em relação a fornecedores.
Essa é uma tradução do artigo publicado dia 28 de outubro no site automation.com assinado por Bill Lydon, grande profissional e porta-voz da Indústria 4.0.
Comments